Esquizofrenia
É um Transtorno Neuropsiquiátrico que se inicia no fim da adolescência e no começo da vida adulta, com quadro de apatia, descuido com a higiene pessoal, inversão do ciclo de sono, perda de interesse por atividades anteriormente agradáveis, abandono de suas atividades rotineiras e por fim isolamento social. As reações dos pacientes ficam estranhas, desajustadas e, consequentemente, as alucinações e os delírios.
Os principais sintomas são: Pensamento e discurso desorganizado (confusão mental), elaboração de frases sem sentido; alucinações, percepções irreais sendo mais comum alucinações auditivas e visuais; delírios, ideias delirantes, pensamentos irreais (Teoria da Conspiração/Paranoia); alterações do comportamento, ansiedade excessiva, impulsos ou agressividade na fase de crises.
O tratamento é feito com medicamentos que atualmente provocam menos efeitos adversos que os antipsicóticos do passado. Uma boa-nova na luta contra a esquizofrenia foi a chegada das injeções de longa duração.
O tratamento ajuda muito na melhora dos sintomas, permitindo que os doentes possam viver com melhor qualidade de vida e mais produtividade.